Novo edital financia criação de jogos educacionais no valor de até R$ 100 mil

05/12/2017 15:50

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) lançou edital de convite às instituições de ensino superior (IES) integrantes do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) para apresentação de propostas de jogos educacionais voltados a cursos de licenciatura. Os projetos aprovados serão financiados com recursos no valor total estimado de um R$ 1 milhão e cada um terá o valor máximo de financiamento de R$ 100 mil.

Servidores docentes e técnicos-administrativos da UFSC interessados em participar devem entrar em contato com o núcleo UAB até 15 de dezembro, por e-mail (ead@ead.ufsc.br) ou memorando, com as seguintes informações: nome do proponente; título do projeto; departamento e centro; descrição em até cinco linhas e telefone de contato.

Os jogos devem preferencialmente, ser constituídos por itens e questões que possam ser adaptados para várias disciplinas, design pensado tanto para computadores quanto dispositivos móveis, em diferentes plataformas, ser voltados ao público-alvo de cursos de graduação, levando em consideração a faixa etária do público-alvo. Devem oferecer ainda opções de acessibilidade e inclusão e de download para instalação e uso na plataforma do usuário.

Os objetivos são incentivar a inovação pedagógica por meio de desenvolvimento e disseminação de ferramentas tecnológicas, promover melhoria da qualidade do ensino superior público por meio de métodos e práticas inovadoras de ensino-aprendizagem, visando à convergência entre as modalidades de educação e estimular o desenvolvimento e aproveitamento de ferramentas tecnológicas existentes para uso público irrestrito como forma de democratização ao acesso.

Cada Instituição de Ensino Superior pertencente ao programa Universidade Aberta do Brasil poderá apresentar um projeto, a ser gerenciado pelo Coordenador UAB ou Coordenador UAB Adjunto. Os projetos devem ser submetidos à Capes pela internet, utilizando o Formulário de Propostas online, cujo link para preenchimento será enviado aos Coordenadores UAB e Adjunto, com prazo para submissão de projetos entre 8 de dezembro a 12 de janeiro.

As informações completas estão no Edital Nº 42/2017 da Capes.