Edital da Capes seleciona projetos para ferramentas de acessibilidade

08/02/2018 14:23

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) lançou edital de seleção para fomento a ferramentas de acessibilidade, ou seja, softwares que incorporem dispositivo adaptável, com o propósito de dar acessibilidade ou inclusão por meio de tecnologias assistivas. Serão avaliadas propostas de inovação, que contribuam para o desenvolvimento tecnológico da Educação no Brasil, no valor total de R$ 1 milhão em financiamento.

O prazo de apresentação dos projetos por parte das instituições participantes do Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB) vai de 19 de março a 2 de abril. Assim, como cada instituição só pode inscrever um projeto, os interessados da UFSC em participar devem enviar carta de intenções (incluindo título, objetivo, equipe, contato) até o dia 5 de março para o e-mail do Núcleo UAB (ufscuab@gmail.com – exigindo confirmação de recebimento).

Os produtos gerados são para uso público e gratuito. Cada projeto deverá ter o valor máximo de financiamento de R$ 200 mil e os projetos aprovados serão contemplados na ordem em que foram classificados, até que se atinja o montante disponível. A classificação será estabelecida de acordo com a pontuação atribuída aos projetos pela Comissão de Avaliação, no total de até 100 pontos, seguindo os critérios abaixo:

A – Apresentação do Projeto
1. Descrição do projeto: metodologia de desenvolvimento: até 8 pontos
2. Atendimento aos requisitos do produto final especificado: até 20 pontos
3. Elementos inovadores presentes no projeto: até 5 pontos
4. Clareza e pertinência dos objetivos e atividades: até 12 pontos
Subtotal A: até 45 pontos

B – Capacidade Gerencial e Técnica do Proponente
1. Capacidade instalada e infraestrutura para suporte ao projeto: até 12 pontos
2. Experiência dos membros da equipe para a execução do projeto: até 4 pontos
3. Viabilidade de implantação técnica: até 4 pontos
Subtotal B: até 20 pontos

C – Adequação financeira
1. Adequação do orçamento ao projeto: até 20 pontos
2. Viabilidade de implantação econômica: até 15 pontos
Subtotal C: até 35 pontos

Os objetivos do Edital são incentivar a inovação pedagógica por meio de desenvolvimento e disseminação de ferramentas tecnológicas, melhorar a qualidade do ensino superior público por meio de métodos e práticas de ensino-aprendizagem inovadores, visando à convergência entre as modalidades de educação presencial e a distância por meio do fomento de projetos de inovação na utilização de Tecnologias da Informação e Comunicação na educação e estimular o desenvolvimento e aproveitamento de ferramentas tecnológicas existentes para uso público irrestrito como forma de democratização ao acesso.

Mais informações no próprio Edital.