Reitoria apresenta ações estratégicas para gestão 2018/2022

24/07/2018 21:50

O Portal de Transparência da Secretaria de Educação a Distância foi citado pelo reitor nomeado Ubaldo Balthazar como pioneiro no processo de disponibilização dos dados da Universidade e do Portal da Transparência UFSC. Durante entrevista coletiva na tarde de terça-feira na Sala dos Conselhos, ele falou das ações a serem realizadas a partir de sexta-feira, quando toma posse em Brasília como reitor efetivo para mandato até 2022. “Queremos colocar informações relativas à totalidade das atividades da Universidade”, salientou.

Para Balthazar, não basta oferecer o acesso. “É preciso modificar a cultura de consulta, porque não adianta apenas jogar os dados lá. O trabalho da organização do Portal será um trabalho árduo”, observou. O Portal de Transparência SEAD foi criado em novembro de 2017 para estimular o conhecimento das atividades desenvolvidas e aumentar o engajamento da sociedade na fiscalização e na defesa da instituição. Para isso, começou a disponibilizar documentos, informações e dados sobre suas atividades atuais e passadas, ao mesmo tempo em que organiza um Plano de Dados Abertos (PDA), no contexto da Política de Dados Abertos do Poder Executivo Federal.
O secretário de Educação a Distância, Fernando Gauthier, respondeu também sobre a regularização das atividades de EAD na UFSC e destacou os mais de 30 Trabalhos de Conclusão de Curso apresentados por videoconferência na semana passada. A EAD é contemplada em 35 das ações estratégicas previstas. Entre elas, estão a valorização dos cursos, credenciamento dos campi como polos UAB, alinhamento de calendário, desenvolvimento de tecnologias e inovação, capacitação de professores, avaliação interna e externa e construção de parcerias.

Foto: Henrique Almeida/Agecom/Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)