Histórico
Um breve histórico da atuação da SEaD.
Em maio de 2004, a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), uma das instituições precursoras na implantação da EaD no Brasil e com mais de dez anos de experiência nesta área de ensino, criou a Secretaria de Educação a Distância (SEAD).
A SEAD/UFSC foi convidada para elaborar materiais didático-pedagógicos utilizados nas capacitações sobre o sistema eletrônico de acompanhamento dos processos que regulam a educação superior no Brasil, e-MEC, desenvolvido pelo Ministério da Educação (MEC).
Em julho de 2009, a SEAD/UFSC realizou um ciclo de três teleconferências com a participação de estudantes e coordenadores do Programa e-Tec – Escola Técnica Aberta do Brasil – de todo o território nacional para divulgar a importância da formação profissional técnica e da educação a distância no país. A promoção foi do Ministério da Educação por meio da Secretaria de Educação a Distância e Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SEED/SETEC/MEC).
Para conhecimento, atualmente, a SEAD tem como propósito desenvolver ações estruturantes de institucionalização e regulamentação da Educação a Distância (EAD) na nossa Universidade, além de possibilitar condições para a oferta de cursos de capacitação de curta duração, aperfeiçoamento, graduação e pós-graduação (lato sensu) a distância, e informamos que a partir da aprovação da nova estrutura (2016), a SEAD passou a abrigar a estrutura já existente do Núcleo Multiprojetos de Tecnologia Educacional (NUTE), assim como assumiu o Núcleo UAB com suas respectivas atribuições.