Recursos Tecnológicos para Aprendizagem – RTA/SEAD

A utilização de tecnologias pode potencializar o ensino com diferentes recursos e alcançar os alunos de uma forma eficaz e inovadora. Inovar exige muitas vezes muita disposição, e essa é a principal habilidade necessária para usar as tecnologias, cada vez mais acessíveis e funcionais, de forma pedagogicamente intencional em um modelo de aprendizagem a distância. Para isso a SEAD apresenta uma lista de Recursos Tecnológicos para Aprendizagem.

Publicações
Cartilha do Docente para Atividades Pedagógicas Não Presenciais Conteúdos, dicas e modelos para o planejamento e desenvolvimento de atividades pedagógicas não presenciais.

Geral
Ferramentas gratuitas de apoio à Educação a Distância Traz dicas e tutoriais de ferramentas para realização de videoconferências, videoaulas, podcasts, ferramentas diversas da UFSC e outros.
Fundamentos do trabalho pedagógico na Educação a Distância Traz sugestões de vídeos e leituras para a compreensão da Educação a Distância (EaD) em sua relação com o trabalho pedagógico.
Cursos Educação e Docência
Traz cursos para auxiliar no planejamento e desenvolvimento do ensino na modalidade a distância.
Tutorial de Gamificação O que é, para que serve e potencialidades (e desafios) no processo de aprendizagem.

Repositórios
Acesso ao Portal eduCapes Portal de acesso universal a recursos educacionais abertos licenciados voltados a qualquer tipo de atividade acadêmica em qualquer modalidade e em diversos formatos.
Repositórios educacionais para a Universidade Aberta do Brasil: estudos preliminares Artigo em PDF sobre repositórios educacionais abertos.

Aulas on-line
Gravação de tela (desktop) on-line Tutorial sobre o uso do software Apowersoft para a gravação de tela (desktop) online. Este recurso pode ser utilizado, por exemplo, para a criação de tutoriais ou de aulas narradas.
Uso do Microsoft Teams para o ensino on-line

Parte 1 | Parte 2 | Parte 3

Tutorial gravado em uma série de três vídeos sobre o uso da plataforma de videoconferências Microsoft Teams para aulas remotas síncronas.
Uso do software OBS Studio para criação de videoaulas Vídeo tutorial que explica como criar videoaulas por meio do software livre OBS Studio.
Edição de videoaulas com o software VSDC Vídeo tutorial sobre o uso do software livre VSDC para edição de videoaulas.

Moodle
Avaliação on-line via Moodle Apresenta e disponibiliza diferentes métodos de avaliação presentes no Moodle, assim como seu uso e tutoriais.
H5P – Produzindo vídeos interativos Aborda as possibilidades instrumentais para a criação de vídeos interativos com o H5P.
Guia prático de Moodle para estudantes Apresenta e disponibiliza um guia de utilização do Moodle, detalhando a aplicação em diversas situações para estudantes.
Cursos Moodle Essa lista compilada pela SEAD apresenta cursos sobre Ambiente Virtual de Ensino e Aprendizagem Moodle.
Ferramentas Moodle Apresenta e disponibiliza um guia de ferramentas presentes no Moodle, detalhando a aplicação em diversas situações.
Tutoriais Moodle UFSC Material constituído de quatro unidades que objetiva servir de guia aos usuários do Moodle da UFSC, apresentando desde as suas funções mais básicas até as que requerem mais habilidade.
Tutorial H5P Completo tutorial para criar conteúdos interativos com o uso de recursos do H5P.
Minuto Moodle Vídeos curtos com dicas de ferramentas e recursos do Moodle.

Webconferência
Acesso ao conferenciaweb.rnp E-book tutorial de como utilizar o serviço Conferência Web.
Cursos Conferência Web Essa lista compilada pela SEAD apresenta cursos sobre o uso do serviço Conferência Web.

Cursos MOOCS
Cursos On-Line Abertos Massivos Essa lista compilada pela SEAD reúne cursos diversos on-line e abertos.

Dúvidas ou sugestões: rta.sead@contato.ufsc.br

Todo o conteúdo do portal Recursos Tecnológicos de Aprendizagem (RTA) da SEAD está licenciado sob a Licença Pública Creative Commons Atribuição-Não Comercial-Sem Derivações 4.0 Internacional. Esta licença só permite que outros façam download dos materiais aqui postados e os compartilhem desde que atribuam crédito ao autor, mas sem que possam alterá-los de nenhuma forma ou utilizá-los para fins comerciais.