Jogo eletrônico de grupo da UFSC é selecionado em edital da Capes

19/03/2018 19:18

O segundo módulo do jogo eletrônico Comenius, desenvolvido pelo grupo de pesquisa Edumídia, do Programa de Pós-Graduaçao em Educação da UFSC, foi um dos aprovados no Edital 42/2017 da Capes, para financiamento de jogos educacionais voltados a cursos de licenciatura. A premiação prevê recursos de até R$ 100 mil para cada projeto.

O jogo é resultado de um projeto iniciado em julho de 2015 no Edumídia (Educação, Comunicação e Mídias) do Centro de Ciência da Educação, com coordenação da professora Dulce Maria Cruz. Divide-se em quatro módulos que correspondem aos quatro bimestres de um ano letivo e utilizam mídias na ordem cronológica em que se tornaram mais conhecidas. É voltado a professores e estudantes de licenciatura para promover a diversificação de recursos e práticas didáticas, incentivando o uso de diferentes mídias integradas ao planejamento da aula. O nome é inspirado no educador, cientista e escritor checo Jan Amos Komenský (em latim, Iohannes Amos Comenius), nascido no fim do século XVI e considerado o fundador da didática moderna.

Os outros escolhidos foram: Jogo educacional para o ensino interdisciplinar de ciências, matemática e educação científica ( UFABC); Série de jogos digitais episódicos multiplataforma para conteúdos da matemática (UFRN); SCREaM – Sistema de Criação de RPGs Educacionais Multiplataforma (IFSUL); Jogo Digital Deep – Design Educacional de Estratégias e Percursos (UNIFESP); Jogos e a inclusão na educação (UFSCAR); RPG Eletrônico ambientado no universo indígena brasileiro do Século XVI (UFPR); RPG colaborativo para experimentação de vida acadêmica (IFTM); Tales Ludos – Ferramenta para construção de jogos educacionais (UNIFAL); DIVERCULT – Jogo digital para o aprendizado lúdico dos direitos humanos e inclusão (UNEB); Labirinto da Educação (UNICAMP).