SEAD executa curso de capacitação para comunidades terapêuticas

21/08/2019 15:35

Começou na última terça-feira o Curso CoMPaCTa – Capacitação de Monitores e Profissionais das Comunidades Terapêuticas, promovido pela Secretaria Nacional de Cuidados e Prevenção às Drogas (SENAPRED) do Ministério da Cidadania. A Secretaria de Educação a Distância (SEAD) da Universidade Federal de Santa Catarina (SEAD-UFSC) é quem executa o curso, que tem ainda a participação da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) na produção de conteúdos e acompanhamento do projeto.

A Teleconferência de Abertura foi transmitida ao vivo e pode ser assistida no link https://www.youtube.com/watch?v=xx5diBbdcoA. Participaram Lívia Lopes, do Senapred, a psicóloga e pesquisadora Clarice Sandi Madruga e o médico psiquiatra Leonardo Moreira.

O curso tem duração de quatro meses e desenvolve competências profissionais aos colaboradores que atuam dentro das Comunidades Terapêuticas, ampliando os conhecimentos e favorecendo o melhor atendimento aos residentes.
Atualmente existem no país inúmeras Comunidades Terapêuticas: instituições privadas, sem fins lucrativos, que prestam serviços de acolhimento de pessoas com transtornos decorrentes do uso, abuso ou dependência de substâncias psicoativas. Elas realizam acolhimento em regime residencial de indivíduos que necessitam de tratamento e estejam de acordo com ele. Seu principal instrumento terapêutico é a convivência entre os pares e entre os residentes, que promovem uma ajuda mútua e participam ativamente do dia a dia da comunidade.

Mais informações em http://compacta.sead.ufsc.br/