Cursos de graduação a distância oferecidos pela UFSC promovem formatura de 60 alunos

04/10/2021 18:50

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) promoveu no dia 21 de setembro uma das maiores formaturas de cursos de Graduação na modalidade Educação a Distância (EaD) dos últimos anos. Em uma solenidade online, receberam o grau de bacharel 40 alunos do curso de Administração Pública e 20 alunos do curso de Administração, formados no âmbito do Programa Universidade Aberta do Brasil (UAB). A solenidade foi transmitida pelo canal no YouTube do Centro Socioeconômico (CSE).

“Toda colação de grau é um momento importante. Esta, em particular, mostra que a UFSC nunca parou durante a pandemia. Pelo contrário, utiliza sua expertise no ensino a distância tanto nos cursos integralmente nessa modalidade quanto nos presenciais que ocasionalmente estão sendo ofertados remotamente”, observa o Secretário de Educação a Distância da Universidade, Luciano de Castro.

Os cursos EaD da UFSC sempre despertaram o interesse da comunidade. No último vestibular para a modalidade, realizado em 2017, mais de 7 mil candidatos se inscreveram para disputar cerca de 1.400 vagas, oferecidas nos cursos de Bacharelado em Administração e Administração Pública e nas Licenciaturas em Ciências Biológicas, Filosofia, Física, Letras – Língua Portuguesa e Matemática.

Os números de formados nos cursos de Graduação na modalidade a distância também são robustos. Desde 2010, cerca de 4 mil alunos concluíram os cursos da UFSC, a metade deles em cursos oferecidos por meio do Programa Universidade Aberta do Brasil (UAB).

Interiorização
O UAB é um programa do Ministério da Educação (MEC) que busca ampliar e interiorizar a oferta de cursos e programas de educação superior, por meio da educação a distância. A prioridade é oferecer formação inicial a professores em efetivo exercício na educação básica pública, porém ainda sem graduação, além de formação continuada àqueles já graduados. Para isso são oferecidas as diversas Licenciaturas. Os cursos de Administração Pública são ofertados pelo Programa Nacional de Administração Pública (Pnap).

Em Santa Catarina, a UFSC é a sede do programa Universidade Aberta do Brasil e coordena 17 polos de apoio regionais, onde são organizadas turmas e podem ser realizadas algumas atividades pedagógicas presenciais, avaliações e contato com tutores e professores. Atualmente, em torno de 600 alunos estão matriculados em cursos a distância da UAB/UFSC, dos quais a metade nos cursos de Administração e Administração Pública.

Cerca de cem pessoas estão envolvidas nos cursos ministrados pela UFSC no âmbito da UAB, entre eles coordenadores de curso, professores formadores, professores conteudistas, tutores presenciais e tutores a distância, além da atuação do coordenador geral, adjunto e coordenador de tutoria da UAB. Todos são remunerados por bolsas. A coordenação da UAB na UFSC mantém uma espécie de “portal de transparência“, onde são publicados, mês a mês, o total de bolsas pagas e a relação dos bolsistas beneficiados.

Mesmo sem a oferta de novos cursos no âmbito da UAB desde 2017, a procura por cursos a distância oferecidos pela UFSC é grande. “Quase todos os dias recebemos e-mails perguntando sobre novas ofertas, mas infelizmente ainda não temos previsão, pois os cursos da UAB são por editais”, diz o professor Rafael Pereira Ocampo Moré, coordenador do programa UAB na UFSC. A Universidade está aguardando a publicação de novos editais pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Além dos cursos da UAB, a UFSC também oferece o curso EaD em Letras-Libras, que é o único institucional ofertada pela própria Universidade.