Curso da UFSC de introdução à arqueologia para docentes da educação básica recebe homenagem do IPHAN

08/12/2021 15:09

O Curso de Introdução à Arqueologia para docentes da Educação Básica, projeto de extensão da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), foi homenageado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional de Santa Catarina (IPHAN/SC) por vencer a etapa estadual do Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade 2020.

Realizado na modalidade educação a distância, pela plataforma Moodle Grupos da UFSC, o curso é ministrado por meio de videoaulas, textos, fóruns de discussão e recursos didáticos. Atua na formação continuada de profissionais da educação básica, com o objetivo de ampliar seus repertórios teóricos e práticos para abordar temas relacionados à arqueologia em diferentes contextos de trabalho educativo.

A iniciativa é coordenada por Flora Bazzo Schmidt, pedagoga do Museu de Arqueologia Professor Oswaldo Rodrigues Cabral (MArquE). A ação tem parceria com a Secretaria de Educação a Distância (Sead) e conta com a contribuição de parceiros que colaboraram para a elaboração dos conteúdos, notadamente pesquisadores indígenas.

O curso foi promovido pela primeira vez em 2019 e, inicialmente, o público-alvo era composto exclusivamente por docentes da educação básica (como indica o nome do projeto). Porém, conforme explica a coordenadora Flora Schmidt, devido à alta demanda apresentada, outros profissionais da educação básica, profissionais do ensino superior, profissionais que atuam na educação não-formal e estudantes de licenciaturas atualmente também podem ingressar no curso.