ENCONTRO COM MINISTRO SILVIO ALMEIDA RESPALDA POLÍTICAS E MOSTRA OPORTUNIDADES

02/08/2023 17:40

A secretária de Educação a Distância da UFSC, Susan Aparecida de Oliveira, participou do encontro com o ministro dos Direitos Humanos e Cidadania, Silvio Almeida, na manhã desta terça-feira, 1º de agosto. O encontro foi no gabinete da Reitoria, com o reitor Irineu Manoel de Souza, a vice-reitora Joana Célia dos Passos, pró-reitores, secretários e membros da Administração Central. Também participaram a secretária nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência do MDHC, Anna Paula Feminella, autoridades políticas federais e estaduais e a ex-secretária estadual de Ação Social, da Mulher e da Família, Alice Kuerten.

O encontro foi uma ocasião para apresentar ações da UFSC ligadas diretamente às pautas da pasta, principalmente acessibilidade, inclusão e combate ao racismo, e para respaldar e incrementar o planejamento das políticas que a Secretaria já vem construindo, em fase de planejamento e de realização. “A gente ouviu bastante e percebeu oportunidades a partir do Viver sem Limite 2”, destaca a secretária.

Almeida veio à UFSC buscar contribuições para a elaboração do Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência “Viver sem Limite 2”, agenda já iniciada na segunda-feira com diálogos interseccionais promovidos pelo ministério com lideranças sociais e acadêmicas. A palestra para o público foi à tarde, no Auditório Garapuvu lotado. Após o evento o ministro participou ainda de um encontro com organizações representativas do movimento negro de Santa Catarina e da comunidade LGBTQIA+. Depois, concedeu entrevista coletiva.