UFSC terá curso de Pedagogia Bilíngue Libras-Português por meio de educação a distância

28/09/2023 18:51

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) firmou um convênio com o Instituto Nacional de Educação de Surdos (Ines) e se tornará um polo presencial para oferecimento de cursos daquela instituição, por meio de Educação a Distância (EaD). Na primeira ação da parceria, a UFSC vai oferecer o curso de graduação em Pedagogia Bilíngue (Libras+Português) para surdos e ouvintes na modalidade a distância. O curso é promovido gratuitamente pelo Ines, que fará também a certificação.

A expectativa da professora Susan Aparecida de Oliveira, secretária de Educação a Distância da UFSC, é que os primeiros ingressos para o curso aconteçam em 2024, através do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). As tratativas com o Ines começaram em junho deste ano e a Universidade já está trabalhando na instalação do polo, que irá funcionar no prédio da Secretaria de Educação a Distância (Sead).

A UFSC é pioneira e tem grande relevância no ensino de Língua Brasileira de Sinais (Libras): criou o primeiro curso de graduação em Letras Libras do Brasil e tornou-se ao longo dos anos um centro nacional de referência na área. O curso de graduação em Letras Libras (Licenciatura), na modalidade a distância, iniciou em 2006, como projeto especial com aporte financeiro do Ministério da Educação (MEC). Dois anos depois foi criado o Bacharelado. Com a adesão ao Programa Viver sem Limite do Governo Federal, em 2011, o curso de Letras Libras EaD, bacharelado e licenciatura, tornou-se um curso regular da Universidade Federal de Santa Catarina.

Já os cursos presenciais de graduação em Letras Libras, licenciatura e bacharelado, foram criados em 2009. Atualmente, todos os cursos de graduação em Letras Libras, nas modalidades presencial e a distância, estão vinculados ao Departamento de Libras (LSB) do Centro de Comunicação e Expressão (CCE). O departamento possui ainda uma coordenação de ensino de Libras que trabalha com disciplina de Libras em 30 cursos diferentes da UFSC com mais de 500 alunos matriculados. A disciplina é obrigatória para os cursos de licenciatura e optativa para os demais cursos.

Inclusão e permanência

A Universidade apoia o ingresso e permanência de pessoas surdas em cursos de graduação. Para facilitar o entendimento sobre as regras e informações dos editais, para candidatos com deficiência auditiva e surdez que desejam ingressar em cursos de graduação, a Comissão Permanente do Vestibular (Coperve) disponibiliza vídeos em Libras.

No processo seletivo Letras-Libras UFSC e Pedagogia Bilíngue (Libras+Português) do IFSC, o edital completo é apresentado em Libras. Para o Vestibular Unificado UFSC/IFSC/IFC 2024 as informações mais importantes do edital também são divulgadas em Libras. Essa ferramenta de inclusão já é adotada há vários anos na Universidade: o edital em Libras foi disponibilizado pela primeira vez no processo seletivo Libras EaD 2008. No caso do vestibular, o primeiro edital traduzido para Libras foi em 2013.

Depois de entrar na Universidade, estudantes surdos contam com apoio da Coordenadoria de Acessibilidade Educacional (CAE), vinculada à Pró-Reitoria de Ações Afirmativas e Equidade (Proafe). A CAE faz o acolhimento de pessoas surdas que ingressam na Universidade e também transmite aos cursos orientações sobre acessibilidade educacional. Uma cartilha voltada aos docentes traz informações úteis e dicas para a boa comunicação com estudantes surdos.

A CAE também mantém uma equipe de intérpretes de Libras para a acessibilidade comunicacional e promove eventos e iniciativas de formação e conscientização, como a Semana da Luta da Pessoa com Deficiência e Acessibilidade da UFSC, realizada de 25 a 27 de setembro.

No semestre atual (2023.1), são 446 estudantes com diversos tipos de deficiência matriculados em cursos de Graduação da Universidade. Destes, 37 com deficiência auditiva leve ou moderada e 74 com surdez. A maioria das pessoas surdas são matriculadas no curso presencial de Licenciatura em Letras/Libras e no curso de Licenciatura em Libras na modalidade a distância.

Veja mais informações em https://libras.ufsc.br/