Versão em inglês de livro infantil com realidade aumentada conta a história das fortalezas

02/09/2021 21:27

Acaba de ser lançada a versão em inglês do livro infantil sobre a história das fortalezas: “Fortresses of the island: a visit to the past”. O material traduzido faz parte do projeto “Aprender sobre a história também é coisa de criança”, realizado pela Coordenadoria das Fortalezas da Ilha de Santa Catarina (CFISC), da Secretaria de Cultura e Arte (SeCArte), e foi produzido em parceria com a Secretaria de Educação a Distância (SEAD) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). O material é disponibilizado gratuitamente e pode ser acessado aqui. Se preferir, faça download.

Clique aqui para ter acesso à versão em português.

Em 2019, no 8º Seminário de Literatura Infantil e Juvenil “(R)ex(s)istências Literárias na contemporaneidade”, a CFISC, juntamente com a SEAD, lançou o livro “Fortalezas da Ilha: uma visita ao passado”. Trata-se de uma publicação que conta, de forma lúdica e por meio de belas ilustrações de aquarela, a história do sistema defensivo construído pelos portugueses no século XVIII para garantir a posse da região e proteger o território.

Ao folhearem o livro, as crianças conhecerão personagens como o Brigadeiro José da Silva Paes, o engenheiro militar responsável por projetar e estruturar o sistema defensivo formado pelas fortalezas. A narrativa mostra a disputa territorial entre portugueses e espanhóis, construção, uso, abandono, reconstrução e transformação das fortalezas em museus.

O livro traz, ainda, o recurso de realidade aumentada, por meio da qual é possível ver, por exemplo, uma animação com uma caravela saindo de Portugal para o Brasil. A SEAD foi a responsável pela organização desse conteúdo. É necessário instalar um aplicativo e, então, os leitores poderão ver, com o uso de um celular, imagens das primeiras quatro fortalezas construídas por Portugal para proteger a Ilha de Santa Catarina. Com o uso desse recurso, também é possível ver como ficou uma das fortalezas após o restauro, com sobreposição das imagens antiga e atual.

 

As fortalezas: patrimônio mundial

O início da construção do Sistema Defensivo da Ilha de Santa Catarina data de 1739, completando, portanto, 282 anos. A UFSC administra as três fortalezas da Baía Norte (Santa Cruz de AnhatomirimSanto Antônio de Ratones e São José da Ponta Grossa) desde 1979. As fortalezas de Santa Cruz de Anhatomirim e Santo Antônio de Ratones estão construindo candidatura, junto com outras fortificações brasileiras, para se tornarem patrimônio mundial pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO).